Na receita de hoje vou revelar todos os segredos de como fazer uma picanha invertida recheada com bacon, linguiça, queijo e azeitona. É de dar água na boca. Confira!


Ingredientes:

  • Picanha – 1 peça
  • Linguiça Portuguesa
  • Queijo provolone
  • Queijo gouda
  • Azeitona
  • Bacon
  • Sal
  • Saco de assar

Modo de preparo:

Fala pessoal! Tudo bem? Após um longo período sem postar novas receitas, vim aqui para atender alguns pedidos e mostrar para vocês como fazer a deliciosa picanha invertida recheada com linguiça, bacon, azeitona e queijo!

Muita gente tem medo de fazer essa receita, pois não quer correr o risco de estragar a peça cortando mais do que se deve, ou não conseguindo invertê-la no final do processo. Mas podem ficar tranquilos que eu vou mostrar como fazê-la de maneira bem simples.

Primeiramente precisaremos escolher uma peça de picanha que esteja bonita e macia. Para isso, é sempre bom ter o seu açougueiro de confiança, pois conseguir uma boa peça que esteja sendo vendida nos supermercados por aí está cada dia mais difícil.

Dessa vez eu dei muita sorte, pois consegui dividir com alguns amigos uma caixa de picanha uruguaia e fiquei com 3 peças excelentes. A carne uruguaia é reconhecidamente uma carne de ótima qualidade, basta você ficar atento ao corte e a validade da peça.

Olha só que picanha bonita!

Com a carne comprava, eu gosto de limpar um pouco da gordura pois, como vamos invertê-la e a capa de gordura ficará para dentro da peça, na hora de servir, quanto maior essa capa de gordura mais será a dificuldade para cortá-la e mais desconfortável ficará para os seus convidados retirar essa gordura quando forem comer. Atenção: quando eu falo que limpo um pouco a gordura, não quer dizer que iremos retirar toda a gordura mas sim apenas o excesso, afinal a gordura é o que aprimora o saber da carne, não é mesmo?

Após a limpeza, vamos começar a realizar o corte para podermos invertê-la, recheá-la e colocá-la no forno. Aqui o segredo é ter uma faca com o corte bem afiado, pulso firme e muita paciência. O importante é cortá-la por dentro, porém sem deixar a ponta da faca abrir a peça, deverá ficar como uma meia, com abertura apenas em uma ponta da carne, que será a parte mais grossa da peça, como eu mostro para vocês na imagem abaixo:

Deixe apenas uma borda bem fina (mas lembre-se, sem abrir a peça), inclusive na ponta, onde vai exigir um pouco mais de cuidado na hora do corte. Vá cortando aos poucos e colocando a mão por dentro da carne para “sentir” até onde foi cortado e quanto mais a faca pode avançar. Mais uma vez, paciência, faca afiada e pulso firme são os segredos para o sucesso dessa receita. O submarino está vendendo uma faca que eu acho excelente para esses casos, se alguém se interessar, segue aqui o link.

Após realizado o corte, é hora de invertê-la. Já vi gente começando a puxar a ponta da peça por dentro, mas acho que assim fica mais difícil, o que eu costumo fazer é começar pela parte onde foi aberto o buraco, puxando as pontas:

Dessa maneira vocês verão que fica bem mais fácil. Se mesmo assim ficar difícil para virá-la, certifique-se que não ficou faltando cortar um pouco mais da carne ali naquele ponto, ok?

Com a picanha devidamente invertida, é hora de recheá-la e para isso, nessa receita, quem me ajudou foi meu irmão José Gabriel que escolheu boa parte dos ingredientes e os colocou dentro da carne. O que colocar é muito pessoal, tem gente que gosta de colocar tomate, cenoura, cebola, etc, mas eu prefiro apenas o bacon em fatias, linguiça portuguesa (o sabor dela, na minha opinião, supera o sabor da linguiça calabresa), azeitonas, queijo provolone e queijo gouda.

Nesse momento, acenda o forno e deixe-o aquecendo por 10 minutos a 200°C. Enquanto o forno esquenta, vamos fechar a ponta da picanha com palitos de churrasco ou de dente, passar um pouco de sal na parte externa da carne e colocá-la dentro do saco de assar.

Coloque a picanha em uma assadeira e leve ao forno (que já foi pré-aquecido) por 30 minutos.

Se passados esses 30 minutos, retire a carne, abra o saco e retorne ao forno por mais 10 minutos. Após esse período, ela já deve estar pronta para ser servida e devorada! =)

Essa receita é bem parecida com outra que mostramos aqui, que é a maminha recheada. A diferença está na forma como cortamos a carne, mas ela também é recheada os ingredientes são basicamente os mesmos.

Gostaram da receita? Já tentaram fazer em casa? Se sim, me mandem as fotos que elas serão publicadas aqui no site, ok? E se você quiser enviar sua receita para eu fazê-la, envie para jp@jpnacozinha.com.br que será um prazer! Abraços e até a próxima!



Compartilhe essa receita nas suas redes sociais, deixe suas sugestões nos comentários e cadastre-se para receber as atualizações do site diretamente no seu e-mail!

Se você tem uma receita e quer publicá-la aqui, basta enviá-la para o email jp@jpnacozinha.com.br.